Este é Ícaro Ambrósio...

Minha foto
Jornalista, blogueiro, editor-chefe do O Contorno de BH, colaborador da Revista Exclusive, autor do canal Um Mineiro no mundo e otimista.

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Fim de ano em Tiradentes tem futebol, turismo, natureza e história

 

Restaurante Sapore d'italia - Divulgação

Cidade histórica de Minas Gerais reúne diferentes tipos de lazer para turistas que apreciam roteiros ecléticos, agitados ou animados

Começou a Copa do Mundo e com ela o sentimento de entusiasmo para ver a seleção disputando o hexacampeonato. No meio de tantas emoções, torcedores buscam por lugares agradáveis para assistir aos jogos. Entre um bar e outro, por que não aproveitar esta época do ano para também aproveitar e viajar um pouco?
Enquanto o Brasil entra em campo nos luxuosos estádios do Catar, a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, embarca no clima da Copa do Mundo e se enfeita para os entusiastas do futebol se sentirem mais em casa. Afinal, para muito além de apenas assistir um jogo, o município dispõe de suas belezas naturais, seus monumentos históricos e suas ruas aconchegantes e culturais para quem tiver uma folga durante os jogos.
Entre bares e restaurantes, os empreendimentos locais criaram programação especial para o maior evento esportivo do planeta. Como é o exemplo da casa Plataforma do Sabor, que apostam em promoções de cerveja para chamar a atenção dos clientes.
“Nossa expectativa é de boas vendas. Criamos promoções para isso. Teremos promoção de chope, especialmente nos dias de jogo do Brasil. Durante os jogos do Brasil, a cada dois chopes Heineken, o terceiro é por nossa conta”, conta Inácia Antônia de Carvalho Modesto, proprietária.
Já o Sapore, gerenciado Jonathan Malta, entrega aos clientes recheado de guarnições e delícias da culinária mineira. O menu inclui carnes variadas na chapa, risotos, massas, pizza, saladas e os tradicionais petiscos de boteco. “Para acolher os torcedores, abrimos todos os dias entre 11h da manhã e 23h. Podem vir”, convida.
Outra casa que está bastante no clima é a churrascaria Boi & Cia. Por lá, o torcedor encontra cerveja com custo acessível e cortes de carne de boa qualidade, além de promoções sazonais. “Se você é amante de uma cerveja gelada, carnes nobres e de muita qualidade, você chegou ao lugar certo. Um ambiente familiar, espaçoso, aqui tem tudo o que você precisa para aquele encontro, confraternizações, reuniões e muito mais”, convida o empresário e proprietário, Felipe Barbosa.
E depois de torcer muito pelo Brasil, a diversão não precisa cessar. Tiradentes está preparada para acolher seus visitantes e entrega-los muito mais do que apenas futebol. Essa é a hora para uma trilha na Serra de São José, ou para um passeio de Maria Fumaça, ainda um tour nas igrejas barrocas e até para aproveitar um dia na fazenda.
“Tiradentes é uma cidade diversa. É claro que durante a Copa estamos nos preparando para servir entretenimento e lazer que seja compatível ao amor pelo futebol, mas vamos muito além disso. Aqui, a pessoa tem uma diversidade muito grande e só fica no tédio quem quer apenas descansar mesmo. Do ecoturismo aos roteiros históricos, a cidade está apta para não deixar que um dia de jogo da seleção seja apenas um dia de torcida, mas sim uma experiência inimaginável meio as alterosas de Minas”, salienta Wellerson Cabral, presidente da Associação Empresarial de Tiradentes (ASSET). ⠀

Lista de bares de Tiradentes que irão televisionar jogos da Copa:
1. Casa da Serra Beach Tênis
2. Casa Verde
3. Estação Tiradentes
4. Plataforma do Sabor
5. Távola Restaurante
6. Barouk choperia
7. Sapore d'italia
8. Sabor imperial
9. Pandoro
10. 50 Tons de Malte
11. Habanero
12. Espaço Libertastes (São João)
13. Boi & Cia

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Banda comemora retomada dos grandes eventos

Crédito: Lucas Marcílio


O cenário triste, cinzento, emudecido, deixado pela pandemia nos últimos anos, gradativamente vai sendo substituído por um mundo mais colorido, com a retomada dos eventos musicais. E não é só isso. O mercado fonográfico também vem se aquecendo, puxado pela audiência das plataformas de streaming voltadas para a música.

Em 2021, o consumo mundial de música foi 18,5% maior do que no ano anterior, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI). Esse crescimento levou a quantidade de assinaturas nas plataformas a 523 milhões de ouvintes em todo o planeta.

“A música promove sorrisos, sentimentos positivos, e ajuda a marcar momentos que a gente não esquece”, lembra o músico Wallace Laender, vocalista da banda mineira Bistrô. “A pandemia pode nos ter deixado mais distraídos em relação à música. Mas não a ponto de destruir essa condição que é própria do ser humano de se atrair pelas melodias, de se encantar por sons que seduzem nossos ouvidos”, complementa.

Wallace conta que já vem percebendo a volta de agendas culturais que ficaram estagnadas por dois anos em razão da crise sanitária. Para ele, a reabertura significa a volta de um público fidelizado com os shows, e também o ressurgimento de espaços essenciais para o crescimento de novos artistas.

“O setor musical foi sem dúvida um dos mais afetados pela pandemia. Especialmente os pequenos artistas, que levam sua alegria e seu talento às apresentações em bares e restaurantes. Até mesmo os nomes consagrados da música brasileira tiveram de encarar uma realidade de menos apresentações. Mas, para a felicidade de todos, isso está acabando”, avalia Wallace Laender.

“As pessoas agora voltaram a ter motivos para festejar, para se confraternizar, e melhor ainda: ao som de uma boa música, num ambiente super agradável, com aquele clima inesquecível. Temos hoje bons motivos para cantar a alegria de estar vendo essa pandemia ir embora sem deixar saudades”, avalia o músico da Banda Bistrô.