Este é Ícaro Ambrósio...

Minha foto
Jornalista, blogueiro, editor-chefe do O Contorno de BH, colaborador da Revista Exclusive, autor do canal Um Mineiro no mundo e otimista.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Inflação alta derruba poder de compra, mas oferece cenário favorável a investimentos

 

freepik

A inflação costuma ser vista como um vilão, seu impacto é sentido principalmente na hora do consumo. Ela está presente nas prateleiras dos supermercados e das farmácias, no menu dos restaurantes, nas mensalidades escolares e em qualquer outro estabelecimento que ofereça algum produto ou serviço.

O cálculo oficial da inflação no país é o IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, medido pelo IBGE. O IPCA monitora mensalmente os preços de diversas categorias de consumo, como alimentos e bebidas, despesas pessoais, habitação, saúde e educação. Em maio, por exemplo, o índice da inflação foi de 0,47%, resultando num acumulado de 4,78% desde o início do ano e de 11,73% entre junho de 2021 e maio de 2022.

“Esse percentual é o aumento médio dos preços brasileiros nos últimos 12 meses. Isso diminui o poder de compra do consumidor, mas esse é o lado ruim da história. A inflação alta pode também significar bons rendimentos”, explica Lucas Oliveira, da Atrio Investimentos. “Há ativos disponíveis no mercado possuem valorização atrelada ao IPCA, acrescida de um percentual que garante ganho real sobre a inflação”, acrescenta.

Os principais investimentos atrelados ao IPCA são os títulos públicos, NTNB’s (o chamado Tesouro IPCA+), emitidos pelo governo federal. Basicamente, comprar esses papéis significa emprestar dinheiro à União, em troca de um rendimento previamente estabelecido, adicionado à variação do IPCA. Mas também há opções de títulos de renda fixa emitidos pelos bancos, que como CDB, LCI e LCA, papéis de empresas que são as Debêntures, inclusive existem as Debêntures Incentivadas que são isentas de imposto de renda para Pessoas Físicas e opções de fundos de investimentos atrelados a inflação e Debentures Incentivadas esse último também é isentos de IR para pessoa Física).

“Essas são algumas formas de alcançar um rendimento considerável num cenário mais inflacionário como atualmente o Brasil está passando.”, salienta Lucas Oliveira. Isto, pondera, não indica que a inflação alta é positiva, mas que é possível diminuir seus impactos e potencializar os retornos dos investimentos em um cenário de maior inflação. “A elevação dos preços inibe o consumo e atinge a camada com menor renda da nossa população.

Porém entender essa dinâmica é fundamental para fazer seus investimentos terem retornos adequados reequilibrando assim o poder de compra”, explica Lucas Oliveira da Atrio.

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Natal em Igarapé tem luzes e programação cultural diversa

 

Crédito: divulgação

Evento Memórias Reluzentes apresenta apresentações de circo, shows, teatro e muita música durante festividades de final de ano e ano novo

 

A magia do Natal está tomando as ruas de Igarapé, região Metropolitana de Belo Horizonte. A cidade se prepara receber o evento Memórias Reluzentes desembarca na Praça Miguel Henriques da Silva, conhecida como Praça da Matriz, um dos principais pontos de encontros da cidade, e cria um espaço repleto de luzes, encantos, cultura e o caloroso espírito natalino. A entrada é franca

Nos dias 22, 23, 24 29 e 30 de dezembro, e ainda no dia 06 de janeiro, a praça será palco de uma programação extensa e diversificada. Atividades como apresentações circenses, shows de orquestra, bandas populares e números teatrais completam agenda. Além, é claro, das tradicionais luzes de natal que tomaram todo o ambiente e criaram um ecossistema que encanta e acolhe os visitantes.

Logo que 2023 começar, a festa faz uma pequena pausa e retorna com a Folia de Reis, no dia 05 de janeiro. Este será um momento de muita música, misturando a antiga tradição da fé cristã de aplaudir o nascimento do Menino Jesus e a moderna energia de renovação de votos para um ano novo de muitas conquistas.

“Igarapé é uma cidade muito importante para Minas Gerais. Enfeitar essa cidade e levar alegria para seu povo é uma tarefa que assumimos com muita determinação. Para esse objetivo, criamos uma programação rica em atrações culturais que, certamente, irão despertar a mais nobre das emoções natalinas em cada uma destas pessoas: a alegria. Queremos ver sorrisos, abraços, afetos e muita felicidade estampada em cada uma das pessoas que participar do Memórias Reluzentes”, exclama Alfredo Henrique, produtor cultural da Results Gestão e organizador do evento.

A participação é gratuita. Todas as pessoas que desejarem desfrutar deste universo natalino bastam comparecem ao local e apreciarem todo que estará acontecendo. A programação completa pode ser verifica no Instagram do evento.

“Fica o convite para todos. O momento é de união, a oportunidade é de celebrar a fé e também a afetividade. Venham todos apreciar música, teatro, circo e as famosas luzes que, sem nenhuma modéstia, ficaram lindas neste ano”, convida o produtor.

Memorias reluzente é um projeto natalino que retoma as festividades natalinas em Igarapé. O evento é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do estado de Minas Gerais, tem patrocínio da CEMIG, e apoio da Prefeitura Municipal de Igarapé, Pomar Cultural e é uma realização da Results Gestão através da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

NATAL DA ESPERANÇA, DA ALEGRIA E DO RECOMEÇO - ANO II

Sustenido Grupo Musical - crédito: Alexandre Gomes


 Projeto que integra o Natal Cultural Cemig 2022 oferece diversão e encantamento para toda a família em programação especial nas dependências do Museu de Artes e Ofícios.

 

Durante 4 dias no mês de dezembro (16, 17, 20 e 21), será realizado um evento com temática natalina, incluindo montagem de presépio, atividades e concertos com acesso gratuito e aberto ao público, no coração de Belo Horizonte: a Praça da Estação.

 

A ação busca transformar este período do ano em um momento de alegria e renovação e reunir famílias para celebrar a data durante o mês de dezembro, assim como estimular a visitação ao Museu de Artes e Ofícios e ao Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética – importante local com acesso democrático, que cumpre um notável papel na educação dos visitantes.

 

O evento reúne contador de estórias, apresentações de coral e grupo musical – todos com artistas e músicos mineiros, valorizando a vocação cultural local, fomentando a arte, formando público familiar e fortalecendo a cultura na capital de Minas Gerais.

 

Natal da Esperança, da Alegria e do Recomeço - Ano II

Entrada gratuita e aberta ao público

 

Programação Cultural

Dezembro de 2022

 

16/12, sexta-feira

13:30 Cantata de Natal: Coral dos Desafinados

14:30 "O Presépio de Todo Dia" Contos de Natal com Beatriz Myrrha

15:00 Canções de Natal: Sustenido Grupo Musical

 

17/12, sábado

09:30 Cantata de Natal: Coral dos Desafinados

10:15 "O Presépio de Todo Dia" Contos de Natal com Beatriz Myrrha

10:45 Canções de Natal: Sustenido Grupo Musical

 

20/12, terça-feira

13:30 Cantata de Natal: Coral dos Desafinados

14:30 "O Presépio de Todo Dia" Contos de Natal com Beatriz Myrrha

15:00 Canções de Natal: Sustenido Grupo Musical

 

21/12, quarta-feira

13:30 Cantata de Natal: Coral dos Desafinados

14:30 "O Presépio de Todo Dia" Contos de Natal com Beatriz Myrrha

15:00 Canções de Natal: Sustenido Grupo Musical

 

Local: Praça da Estação, anexo ao Museu de Artes e Ofícios

Praça Rui Barbosa, 600 - Centro - Belo Horizonte

 

A visitação ao Museu de Artes e Ofícios e ao Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética também é gratuita. Horários: 11:00 –16:00 (terça a sexta) / 09:00 – 17:00 (sábado)

 

Natal da Esperança, da Alegria e do Recomeço - Ano II

ATRAÇÕES

 

Cantata de Natal: Coral dos Desafinados

 

O Coral dos Desafinados nasceu em 2015, em Belo Horizonte, como um lindo projeto liderado pela maestrinha Beatriz Myrrha, e composto por pessoas que nunca tiveram alguma formação musical. Nele, todos podem cantar, pois seus arranjos vêm da composição das diferenças entre as vozes que se somam num mosaico de muitas cores. A aposta é na diversidade brasileira, em explorar as diferenças como pontos fortes, não como fraquezas.

 

Nesta Cantata de Natal, o grupo trará canções natalinas consagradas, bem como músicas da MPB que, junto a narrativas, remontam desde o nascimento de Jesus aos seus ensinamentos de amor e luz tão necessários para manter a chama da esperança e da força nos dias atuais.


"O Presépio de Todo Dia"

Contos de Natal com Beatriz Myrrha

 

Após a Cantata, o público será convidado a visitar o Presépio em tamanho natural, e a ser transportado para o mundo das estórias natalinas pela atriz, diretora cênica, roteirista e musicista, Beatriz Myrrha. A apresentação contará com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

O PRESÉPIO DE TODO DIA é uma apresentação que narra contos natalinos desde o nascimento do

Menino Jesus à fuga da Sagrada Família para o Egito, e seus encontros maravilhosos com árvores, plantas, animais que tornaram essa história mais encantadora. Não faltarão, ainda, contos passados dois mil anos depois, para encher o mundo atual de amor, de esperança e de luz. Entre os contos, “A Lenda do Vaga-lume”, “O Pinheirinho” e “Meninos Reis”, da autoria de Beatriz.


Canções de Natal: Sustenido Grupo Musical

 

A música ao vivo mexe com a emoção de todos, especialmente em épocas de celebração. O trabalho do Sustenido Grupo Musical, formado em 2012,  é intensificar este momento e deixá-lo ainda mais especial. Para a nossa Programação Cultural, a formação será composta por três belíssimas vozes, além de teclado, violão, violino, clarineta e tajon (uma mistura de cajon com bateria). Músicos profissionais e altamente especializados, que irão apresentar um repertório 100% natalino.


O presépio de Todo Dia

 

O presépio de Todo Dia é uma apresentação da contadora de histórias Beatriz Myrrha, que narra contos natalinos da tradição oral e da sua autoria, que trazem, desde o nascimento Menino Jesus, à fuga da Sagrada Família para o Egito, os encontros maravilhosos com árvores, plantas, animais que tornaram essa história mais encantadora. Não faltarão, ainda, contos passados dois mil anos depois, para encher o mundo atual de amor, de esperança e de luz.

Entre os contos, “A Lenda do Vaga-lume”, “O Pinheirinho” e “Meninos Reis”, da artista.

Circuito Praças de Minas desembarca na Virada Cultural de Jequitinhonha

 

Encontro de eventos acontece em dezembro e emplaca programação gratuita e diversificada

 

Uma integração cultural repleta de intervenções artísticas de diferentes espécies com a finalidade de enriquecer e valorizar a identidade regional do Vale do Jequitinhonha. Essa é a proposta do circuito Praças de Minas que desembarca em Jequitinhonha (MG) para a quarta edição da Virada Cultural da cidade.

Nos dias 09 e 10 de dezembro, o circuito oferece programação gratuita e diversificada que disponibiliza desde shows com artistas locais a apresentações de dança. Nesta edição o evento ocorre principalmente na Rodoviária da cidade entre 14h de sexta-feira e 3h de sábado.

“É muito importante e emocionante trazer o Praça de Minas à Virada Cultural de Jequitinhonha. Importante porque essa é uma região de cultura ímpar, a qual não existe em nenhum outro lugar do mundo. Estar aqui, somando a este povo alegrias e diversão, além de valorizar sua identidade enquanto cidadãos de Minas é uma missão. Daí percebe-se a emoção. Ver essa gente tão querida sorrindo, se envolvendo e demonstrando seu apreço pela cultura não tem preço”, exclama Alfredo Henrique, produtor da Results Gestão, empresa responsável pela produção do Praças de Minas.

Além da programação cultural, o encontro promoverá uma feira para empreendedores locais exporem seu trabalho. Cerca de 40 expositores foram convidados e apresentam ao público produtos que vão desde artesanato produzido com insumos regionais à rica culinária local, enraizada na famosa e saborosa gastronomia mineira.

Cerca de 3 mil pessoas são aguardadas pela organização. Para receber todo esse público, uma estrutura de ponta está sendo planejada. Contemplam o espaço palco para apresentações musicais, área para implementação de barracas de feira e ainda um ambiente para realização de sarau e roda de capoeira.

“Estamos pensando toda estrutura para receber o público da melhor forma possível. Nós mineiros temos quente em nossas veias o carinho por acolher. Estamos nos valendo desse sentimento para acolher a todos de um modo característico de nosso povo. Esperamos que todos se sintam em casa”, finaliza o produtor do Praças de Minas.

Durante a Virada Cultural de Jequitinhonha, o Praças de Minas é um evento viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocinado pela CEMIG e recebe apoio da Prefeitura de Jequitinhonha e da Pomar Cultural. A produção é por conta da Result Gestão e realização ocorre por Alfredo Henrique com a Secretaria de Cultura e Turismo Governo de Minas Gerais.

 

Serviço:
Praças de Minas na Virada Cultural de Jequitinhonha
Cidade:
Jequitinhonha (MG)
Data:
09 e 10 de dezembro, sexta-feira e sábado
Local: Rodoviária de Jequitinhonha - Av. Dr. Franco Duarte, s/n – Centro
Horário: 14h de 09/12 ás 03h de 10/12
Entrada Franca

Programação:
14h às 15h – Show com DJ
16h às 17h – Roda de Capoeira e apresentação teatral 
16h às 18h – Apresentação musical 
18h às 20h – Sarau  de poesia
20h às 22h – Apresentação de dança
22h às 0h – Apresentação musical
0h às 2h – Apresentação Musical
2h às 3h – Grupo de dança