Este é Ícaro Ambrósio...
- Ícaro Ambrósio
- Jornalista, blogueiro, editor-chefe do O Contorno de BH, colaborador da Revista Exclusive, autor do canal Um Mineiro no mundo e otimista.
segunda-feira, 18 de abril de 2022
O que significa ter saúde?
Muitas pessoas se perguntam, sobre, afinal, o que realmente é ter saúde? E ao contrário do que muitos pensam, ter saúde não é apenas a ausência de doenças. O físico é apenas parte de uma etapa para se ter uma boa saúde. E como observamos desde o início da pandemia da Covid-19, a saúde mental também é fundamental para que estejamos bem no nosso dia a dia.
Em 1946, a Organização Mundial da Saúde (OMS), definiu que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Ter saúde, pode ser definido de forma geral que é ter qualidade de vida, como explica Rodrigo Felipe, empresário e presidente do Grupo First, responsável pela You Saúde.
“Ter saúde é estar em sintonia e em equilíbrio com outras áreas da nossa vida, seja ela até mesmo no emocional. Estar em equilíbrio com as condições físicas, psíquicas fica mais fácil adquirir um conjunto de hábitos que nos trarão benefícios diários e, também, a prevenção de problemas no futuro, sejam eles de ordem física ou mental”.
Um conjunto de bons hábitos, quando combinados, contribuem para o menor risco de desenvolvimento de doenças, sejam elas físicas ou mentais. As informações são baseadas nas recomendações e nos estudos da OMS e do Ministério da Saúde.
Alimentação: Não dá para falar em uma vida saudável sem mencionar a alimentação, uma vez que hábitos alimentares saudáveis são importantes para a prevenção ou o surgimento de doenças:
“É o caso de adotar uma alimentação balanceada, que inclua alimentos naturais como frutas, legumes e verduras e evitar ao máximo os alimentos ultra processados, que em geral, são pobres em nutrientes e ricos em aditivos químicos, calorias, gordura, açúcar e sódio que vem causando obesidade, câncer, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, síndrome do intestino irritável, depressão, condições de fragilidade e mortalidade por todas as causas” alerta Rodrigo Felipe.
O consumo de bebidas como água é de suma importância, assim como o café e chá que devem ser consumidos sem açúcar e não ser substituídos por bebidas adoçadas artificialmente como refrigerantes, achocolatados ou sucos de caixinha.
De acordo com Rodrigo Felipe, o bem-estar fica completo se você consegue passar mais tempo tendo momentos de lazer e estando em contato sempre que possível com seu médico de referência, fazendo todos os exames indicados por ele:
“Uma pessoa pode não apresentar nenhum tipo de sintoma físico, e aparenta ter uma saúde de ferro, porém se ela se sente isolada, por exemplo, e não tem um estilo de vida saudável, com certeza sua saúde mental fica comprometida de certa forma” alerta o empresário.
De acordo com o Ministério da Saúde, ter saúde não é apenas estar livre de problemas ou doenças, mas também ter uma rotina leve, boas relações com as pessoas e equilíbrio emocional em todas as áreas da vida.
Deu para perceber que ter saúde é mais complexo do que se imaginava, não é mesmo? Assim, podemos dizer que não ter doenças é apenas um dos vários fatores de uma vida com saúde.
Jornalista, blogueiro, editor-chefe do O Contorno de BH, colaborador da Revista Exclusive, autor do canal Um Mineiro no mundo e otimista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário