Este é Ícaro Ambrósio...

Minha foto
Jornalista, blogueiro, editor-chefe do O Contorno de BH, colaborador da Revista Exclusive, autor do canal Um Mineiro no mundo e otimista.

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Com aproximação do Enem, estudantes devem ficar mais atentos à redação

Crédito: arquivo pessoal 

 

O QR Code tornou-se uma das soluções mais comumente usadas entre empresas e clientes. É uma forma prática e rápida de levar o consumidor para as redes sociais da marca, para uma landing page ou mesmo para emitir um pagamento via PIX. São tantas ideias colocadas em prática que os perigos por trás da ferramenta acabam sendo ignorados por usuários mais desavisados.

Isso porque os fraudadores também utilizam o QR Code para outros fins. Por exemplo, para navegar em páginas infectadas por vírus, para roubar dados ou que processam automaticamente o download de softwares ou de malwares. Como nem todo usuário percebe o que vai abrir ao fazer a leitura do QR Code, a chance de sofrer uma invasão é grande.

Outro risco é de que criminosos forjem documentos utilizando informações falsas contidas no QR Code, como são os casos das carteiras nacionais de habilitação (CNHs), dos Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) e da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPVe).

“Ainda é comum identificar criminosos que usam o QR Code como porta de acesso para esquemas de roubos de veículos ou para outras práticas ilícitas utilizando dados pessoais de outros usuários”, afirma avalia Maria Cristina Diez, engenheira de softwares e diretora comercial e de marketing da Most, empresa especializada em criação e implementação de sistemas de segurança digital.

A própria empresa, que hoje é uma das referências na América Latina em soluções de segurança digital, a partir de sistemas ancorados em inteligência artificial, criou uma ferramenta que pode reduzir os ataques fraudulentos com o uso de documentos falsos. Batizado de MostVio, o sistema extrai as informações constantes “dentro” do QR Code e, quase que instantaneamente, faz a checagem e a autenticidade das informações com aquelas que estão expostas no documento.

“O MostVio consegue superar a tentativa de uso de um QR Code falso. As informações que estão na carteira devem ser corroboradas pelo que está no código. Como a fiscalização humana nem sempre acontece com eficiência, o fraudador consegue superar a limitação do sistema sem grande dificuldade”, aponta a engenheira da Most.

Um detalhe do sistema é que o MostVio funciona em associação com outros produtos da Most. Por exemplo, fazendo aliança com a biometria facial do usuário. “Não basta saber se as informações textuais e biométricas estão no documento. É necessário haver um cruzamento de dados para se ter certeza da fraude. Por isso, a biometria permite colocar os dados internos ao lado dos dados externos e verificar se são de fato a mesma pessoa”, esclarece Maria Cristina Diez.


“Oferecer uma ferramenta capaz de entregar um alto nível de acurácia permite dar uma resposta rápida às frentes de promoção de segurança digital. Isso inibe a ação de bandidos que tentam usar dados alheios para fraudar documentos ou cometer outro tipo de crime usando dos mesmos recursos. O MostVio é altamente eficaz nesse serviço”, conclui.

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Cultura cervejeira alemã marca aniversário de 9 anos do Projeto Experimente

 Maior feira de cervejas artesanais de Minas Gerais ocupa Praça Quatro Elementos, em Nova Lima, e homenageia cultura alemã

Crédito: Victor Schwaner


O Governo de Minas, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) apresentam a 75ª edição que celebra os 9 anos do Projeto Experimente no dia 11 de novembro, sábado, em Nova Lima. A maior feira de cervejas artesanais de Minas Gerais está fechando o ciclo de edições comemorativas em relação às quatro maiores escolas cervejeiras do mundo com uma homenagem à escola de cerveja alemã.

Nesta edição, o Projeto Experimente vai vestir preto, amarelo e vermelho, e trazer um pouco da Alemanha, com um toque de mineiridade, para o estado. Assim como nas edições anteriores, o evento vai ocupar a Praça Quatro Elementos, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Terra das boas cervejas, conhecida pela fartura e pela culinária rica em batatas, carnes e salsichas, não é de hoje que os germânicos são reconhecidos pelos excelentes produtos que são produzidos por lá. E não é à toa que existe a Lei da Pureza Alemã, a Reinheitsgebot, que garante qualidade na produção de cervejas da escola alemã.

“Segundo a regra, a bebida deve ser feita com água, malte, lúpulos e leveduras. Ainda hoje, muitos produtores do país continuam seguindo essa lei”, explica Bruno Lins, organizador do Projeto Experimente.

Para o cônsul da Alemanha em Belo Horizonte, Victor Sterzik, a cultura mineira tem muita semelhança com a alemã, e o evento carrega a mesma ideia vista nos Oktoberfests, tradicionais no país.

“A comida à base de carne de porco muito apreciada nas duas culturas seria o melhor exemplo. E o polo cervejeiro em torno de BH representa muito a tradição alemã de concentrar em cada cidade os mais variados rótulos de cervejas artesanais com os mais variados sabores”, compara Victor.

A exemplo das três edições anteriores, que consagraram as escolas americana, belga e inglesa, o Projeto Experimente prepara mais uma edição repleta de muita diversão, comidas típicas, rock'n roll e, principalmente, cerveja.

A festa é para a família toda. O evento vai contar com um espaço kids para os pequenos poderem aproveitar bastante, além de espaço pet, para que nem mesmo os filhos de coração fiquem de fora. No palco, as bandas Joker High, Harley Queen, M8 e Cash ficarão por conta de animar e envolver o público com bastante rock.

Projeto Experimente abre espaço para bandas autorais:

A maior feira de cervejas artesanais do país, também famosa por receber atrações musicais sempre animadas e cheias de energia, abre espaço agora para músicos de trabalho autoral.

“Sempre houve demanda, mas o público sempre tem suas preferências, e a gente acaba fazendo o que eles pedem. Dessa vez, decidimos escutar o pedido deles e, também, ousar colocando algo novo, vamos ver no que vai dar”, conta o idealizador do evento, Bruno Lins.

Na edição do dia 11 de novembro, o artista que abre as portas da nova aposta do projeto é http://Daniels.eu , com um show que traz muita irreverência e novidade.

Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos através do Sympla. Os valores partem de R$ 25 no primeiro lote. Já os ingressos com desconto de meia-entrada social carecem da doação de 1 quilo de alimento não perecível ou apresentação de documento comprovando a categoria. Crianças de até 14 anos têm acesso gratuito.

Serviço – Projeto Experimente

Edição Alemanha

Data: 11 de novembro de 2023

Horário: 12 às 22h

Local: Praça Quatro Elementos, Jardim Canadá - Nova Lima (MG)

Valor: R$ 25,00, com direito à meia-entrada social

Onde comprar: sympla.com.br

Siga em: Instagram (@‌projeto.experimente)

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

Juliette se apresenta em Belo Horizonte pela primeira vez

 Apresentação acontece no dia 18 de novembro, no Arena Hall, e ingressos estão à venda


Crédito: divulgação


Ela não para! Juliette vai viajar o Brasil com a sua mais nova turnê, intitulada “Ciclone”, que chega para celebrar sua nova fase. Inspirado no seu disco homônimo, o repertório do tour passeia por diversos estilos que vão do pop ao R&B, do piseiro ao afrobeat, marcado por uma sensação de renovação que se espelha na essência do álbum.

Belo Horizonte não ficou de fora das cidades contempladas pela primeira turnê e receberá o show às 22h do dia 18 de novembro, sábado. A casa do evento é a Arena Hall. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos na bilheteria física do espaço e também através do site da Produtora Criar (http://www.produtoracriar.com.br ).

Expressando a energia contagiante e sua paixão pelos palcos, o projeto reflete uma parte das reviravoltas intensas na vida de Juliette. Pronta para entregar uma experiência musical única e autêntica ao público, ela conta que a turnê “é um sonho que está se tornando realidade”.

A artista ainda descreve seus sentimentos em relação às suas próximas apresentações ao vivo. “Sinto uma profunda honra e gratidão por cada passo que me guiou até aqui, e por todos aqueles que compartilharam essa jornada comigo! 'Ciclone' é mais do que um projeto musical, é uma parte de mim. Cada letra, batida e melodia deste álbum foi cuidadosamente criada, exatamente como imaginei. É a minha alma expressa em forma de música! Estou ansiosa para transmitir toda essa emoção e autenticidade ao público, convidando todos a embarcar nessa viagem comigo!", detalha.

Além dos sucessos já conhecidos do público, músicas como “Sai da Frente”, seu primeiro single, “Tengo”, Top 1 no Spotify Brasil, “Quase Não Namoro”, feat com Marina Sena, “Beija Eu”, feat Nairo, fazem parte da tour. Marcam presença também os mais recentes lançamentos: o dueto romântico-pop “Nós Dois Depois, com participação de Dilsinho, “Ninguém”, “Diamante”, “Não sou de Falar de amor”, feat João Gomes, e a faixa-título de seu próximo EP, “Ciclone”.

O disco foi lançado no fim de agosto e trouxe uma combinação de sonoridades, envoltas em uma roupagem pop, somada às suas nuances culturais e referências. O trabalho com nove faixas marca o início da nova fase na carreira musical da artista.

A estreia está marcada para acontecer em São Paulo, no dia 06 de outubro, passando por diversas regiões do Brasil. Além da capital mineira outras cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba também receberão a nova incursão da artista. Novas datas também serão anunciadas em breve.

Serviço - Juliette
Data: 18 de novembro, sábado
Abertura dos portões: a partir de 20h
Início do show: 22h
Local: Arena Hall
Endereço: Av. Nossa Sra. Do Carmo, 230 - Savassi - Belo Horizonte
Venda de ingressos: http://produtoracriar.com.br
Valores: a partir de R$ 60
Realização: Produtora Criar
Instagram: @‌produtoracriar
Site: http://produtoracriar.com.br
Informações: (31) 9 98263-4644
Estacionamento no local

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Mais de 80% das pessoas preferem produtos personalizados

 Joalheria utiliza personalização de itens e descontos para atrair público natalino


Crédito: Alex Ayala e Henrique Costa



Uma pesquisa realizada pela Dassault Systèmes trouxe à tona uma tendência no mercado: 83% das pessoas preferem consumir produtos personalizados, estando dispostas a pagar até 25,3% a mais por itens que atendam às suas necessidades individuais. O estudo reforça a importância da personalização para os consumidores modernos e demonstra que as pessoas valorizam a oportunidade de criar produtos que reflitam sua individualidade e tenham significado pessoal.

Com base nessa demanda crescente por produtos únicos, a Noble Joias, joalheria mineira conhecida por sua tradição de artesanato joalheiro que atravessa gerações, está alinhada com essa tendência ao oferecer uma ampla gama de produtos personalizados que capturam momentos especiais na vida de seus clientes. Além disso, a loja está realizando, até o mês de outubro, uma campanha de descontos de 15% em todos os produtos personalizados, focando antecipadamente nos consumidores que querem presentear no próximo Natal.

"A pesquisa reforça a importância de proporcionar aos clientes a oportunidade de criar peças significativas e personalizadas e vem ao encontro do nosso compromisso de longa data: criação de joias que contam histórias únicas", explica a fundadora da Noble Joias, Graciele Reis.

A Coleção de Natal da Noble Joias oferece uma variedade de opções exclusivas, ideais para presentear entes queridos ou celebrar a temporada de festas com estilo. “Os produtos personalizados permitem que os clientes criem joias que carregam significado e emoção. É uma oportunidade única de adquirir peças personalizadas de alta qualidade a preços mais acessíveis”, acrescenta a empresária.

Recentemente, a joalheria apresentou ao mercado brasileiro uma nova linha exclusiva de artigos produzidos em prata que contempla ícones famosos dos três grandes clubes mineiros de futebol: América, Atlético e Cruzeiro. A composição contém brincos, pulseiras, berloques, colares, escapulários, cordões, pingentes e outros tipos de acessórios estampados pelo escudo, mascote e até a camisa de cada um dos times. Todos os produtos são desenvolvidos a partir de prata 925 e acompanha o selo holográfico, garantindo a autenticação dos clubes detentores da marca. Cada selo é numerado e seriado, tornando-o exclusivo. 

Sobre a Noble Joias

A Noble Joias, fundada por Graciele Reis, é uma joalheria dedicada à criação de joias personalizadas que capturam momentos especiais na vida de seus clientes. Com uma tradição de artesanato joalheiro que atravessa gerações, a Noble Joias combina paixão, habilidade e dedicação para criar joias que contam histórias únicas. Visite o site oficial em https://www.noblejoias.com.br/ para saber mais.


Mineiras apresentam primeira operadora de planos de saúde fundada por mulheres

 Em Belo Horizonte, Aurora Saúde nasce com o objetivo de oferecer uma nova experiência ao cuidar da saúde e do bem-estar

Crédito: Alice Duque de Brito



A força da natureza é avassaladora e transformadora. Assim como a aurora boreal milagrosamente reúne vestígios de partículas atmosféricas e encanta o mundo com sua luminosidade multicolorida, quando duas mulheres dão as mãos e vislumbram o horizonte, nada é impossível.

Foi com o alinhamento de duas experientes profissionais, da enfermagem e da gestão, inspiradas na plenitude da aurora boreal, que nasceu a Aurora Saúde, a primeira operadora de planos de saúde no Brasil fundada por mulheres. A empresa surge entre as alterosas de Belo Horizonte com o objetivo de oferecer uma nova experiência ao cuidar da saúde e do bem-estar.

Tudo começou quando Marcela Matos e Liliane Freitas se uniram em uma sociedade e projetaram um modelo que procura as melhores possibilidades de experiência para os clientes, através de coordenação multidisciplinar, abordagem centrada, métodos preventivos e o uso de bons recursos tecnológicos. A soma de expertises delas foi a chave para o resultado que está disponível no mercado.

Marcela vem da gestão, atua no mercado de saúde suplementar há mais de 18 anos, geriu a área comercial da GNDI/Hapvida em Minas Gerais e ainda passou por grandes operadoras brasileiras. Já Liliane é a voz técnica, enfermeira de formação com extensa atuação, trabalhou em grandes hospitais de alta complexidade, tendo passagem pela Unimed-BH, Premium Saúde, e, mais recentemente, pela SPDATA.

A amizade de uma pela outra somada a uma visão humanizada foi o que rendeu a chave para abrir a porta da Aurora Saúde. “Para nós, saúde vai além de uma consulta médica, inclui acolhimento, parceria, compromisso com a qualidade de vida de cada cliente. Através de tecnologias avançadas de gestão de saúde, proporcionamos um cuidado integrado, com atendimento humanizado e diário, respeitando necessidades e oferecendo cuidado personalizado”, salienta Marcela.

O primeiro passo foi procurar por uma rede credenciada eficaz e qualificada para atender as demandas das vidas guardadas. Entre as instituições hospitalares parceiras estão o Hospital Felício Rocho, Hospital da Baleia, Hospital Evangélico, Hospital São José, Hospital Semper, Hospital Belo Horizonte e Oculare. Ainda entra para a lista os laboratórios Lustosa, São Marcos, Hermes Pardini e Lab Class. A rede ainda conta com Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes, Ecoar e Empremed.

Neste primeiro momento a cobertura atinge a Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas os planos de expansão são arrojados. O planejamento contempla a evolução da marca por praças, objetivando chegar em todo estado de Minas Gerais.

Ainda em 2023, a operadora almeja conseguir público no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas. Já para 2024, outras regiões do estado, como Norte e Centro Oeste, devem entrar para o radar, provendo um alcance estadual. Hoje, a Aurora disponibiliza para o cliente três linhas de atendimento.

A primeira é chamada de a100, que compreende a cobertura de consultas em número ilimitado, exames complementares e outros procedimentos realizados em ambulatórios, consultórios e clínicas. Cobre atendimentos e procedimentos de urgência e emergência até as primeiras 12 horas. O a300 é um plano hospitalar que cobre todos os procedimentos ambulatoriais e hospitalares, como atendimentos de urgência, emergência, consultas eletivas, internações e exames ambulatoriais realizados no período da internação ou não. Quem procura uma ampla rede de atendimento e não abre mão de poder contar com vários médicos e hospitais, encontra no a500 mais acesso e comodidade. O plano dispõe de acomodações em enfermaria ou apartamento.

“Nossas linhas de cuidado foram projetadas desde o início para colocar os pacientes no centro de suas próprias jornadas de saúde. Por isso, apresentamos primeiro o projeto para Belo Horizonte e região e vamos exportando o modelo para outros cantos de Minas Gerais. Para isso, investimos em tecnologia de ponta para cuidar de forma diferenciada, humanizada e única”, justifica Liliane.

Com tudo alinhado, a palavra da vez tanto para Liliane quanto para Marcela é trabalhar. “Agora vamos trabalhar para que nossos beneficiários se sintam ouvidos, compreendidos e apoiados em todos os momentos. Somos mais do que uma operadora de saúde, somos um plano de cuidado integrado, que acompanha e se preocupa com a jornada e o bem-estar dos nossos beneficiários. Estamos comprometidos em transformar a maneira como você vê a saúde, fornecendo resultados tangíveis e mensuráveis que irão melhorar sua qualidade de vida”, garante Marcela.

“Seguiremos numa abordagem preventiva e também focada na gestão de doenças crônicas. Isso não apenas melhora a qualidade de vida dos nossos beneficiários, mas também reduz a necessidade de intervenções médicas intensivas a longo prazo. Acreditamos que a saúde é um esforço colaborativo, por isso nossas linhas de cuidados integram uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde. Essa colaboração permite uma abordagem holística e abrangente para o tratamento, contemplando todas as dimensões da saúde física e mental dos pacientes”, finaliza Liliane.

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Condomínio pode proibir acesso de hóspede do Airbnb?

 

Freepik

O Airbnb, aplicativo de hospedagens em residências, é um verdadeiro sucesso no Brasil. Já em 2018 eram mais de 3,8 milhões de usuários no país, segundo dados da própria startup. À época, o crescimento na rede de usuários era de nada menos que 71% em relação ao ano anterior. Realmente, para a imensa maioria das pessoas que já usou o app, é uma mão na roda: o usuário fica livre das diárias caras dos hotéis e, de quebra, tem a chance de se hospedar numa residência mobiliada e totalmente à sua disposição pelo tempo que quiser.

O custo-benefício, portanto, é bem mais em conta. Mas tem um porém: em casos de condomínios, há moradores fixos preocupados com sua segurança, coisa que nem o Airbnb nem o dono do imóvel podem garantir. O entra-e-sai de pessoas desconhecidas, que usufruem da locação, muitas vezes criam um cenário de medo e de insatisfação entre quem tem o condomínio como residência. Até porque são pessoas que, no máximo, tendem a se preocupar com a disponibilidade do imóvel, não com as regras do condomínio ou com o bem-estar dos vizinhos.

Vale ressaltar que o inciso IV do Art. 1.336 do Código Civil determina que o condômino, aqui representado também pelo locador, tem o dever de dar ao seu imóvel a mesma destinação que tem a edificação, sendo-lhe vedado o uso de maneira que prejudique o sossego, a salubridade e a segurança dos demais usuários, bem como a manutenção dos bons costumes. Dar ao imóvel a mesma destinação significa que não se pode usar um prédio residencial como comércio, do mesmo modo que não se pode usar um edifício comercial como residência.

Este foi o principal ponto em análise pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em julgamento no ano passado. A análise do Recurso Especial 1.819.075 chegou à conclusão de que, considerando esses termos, o uso do aplicativo pelo proprietário não se dá exatamente em forma de locação, mas de hospedagem – tal como a dos hotéis. Há de início, portanto, um conflito entre a destinação e o uso do condomínio.

Mas o STJ admitiu que, por analisarem um caso específico e concreto, a decisão do R.E. não serve de parâmetro para todas as situações semelhantes no país, ancorados ainda pelo entendimento de outras ações cíveis que levaram ao reconhecimento do direito de propriedade do dono e de seu uso com fins econômicos. Isso, no bom português, credencia-lhe a fazer uso do aplicativo. Por isso, a decisão não é taxativa, mas aponta que sim, o uso do Airbnb e de outros aplicativos similares pode ser proibido no condomínio.

Na falta de um consenso, a regra fica clara: é importante que o proprietário analise a convenção do condomínio e verifique se há a permissão do uso do imóvel para hospedagens. Não havendo essa permissão, a tendência, de fato, é pela limitação à recepção de pessoas estranhas vindas por meio do aplicativo. Uma forma de contornar isso é tentar através de uma Assembleia Condominial, alterar a Convenção e o Regimento Interno, de modo a permitir a utilização das unidades para hospedagem, estabelecendo regras de funcionamento.

Ainda que haja a permissibilidade de utilização das unidades para hospedagem, é de bom tom comunicar ao síndico ou à administradora, informar a respeito dos cuidados que toma para garantir a segurança dos moradores e, nos diálogos com os clientes interessados, deixar o mais claro possível a respeito das regras e restrições. É necessário considerar que não é interesse do proprietário colocar pessoas suspeitas dentro do condomínio, mas qualquer risco pode levar à sua responsabilização.

América, Atlético e Cruzeiro ganham linha de joias feitas em prata

 

Crédito: Alex Ayala

É certo que Cruzeiro, Atlético e América são rivais dentro do campo. Também é certo que suas torcidas arrastam multidões aos estádios para verdadeiros duelos de gigantes do futebol. A novidade é que agora os torcedores destas equipes mineiras vão poder expressar sua paixão com um item bastante requintado.

Isso porque a Noble Joias, apresenta ao mercado brasileiro uma nova linha exclusiva de artigos produzidos em prata que contempla ícones famosos destes três clubes mineiros. A composição contém brincos, pulseiras, berloques, colares, escapulários, cordões, pingentes e outros tipos de acessórios estampados pelo escudo, mascote e até a camisa de cada um dos times.

Por trás desta iniciativa, está a joalheira Graciele Reis, empresária que fundou a Noble Joias. A profissional conta que tudo começou com um negócio de família que atravessou uma geração e agora chega às lojas oficiais do América, Atlético e Cruzeiro.

“A Noble Joias trabalha com amor desde que nasceu. Herdei isso de meu pai que também foi joalheiro. Produzimos joias personalizadas que utilizam objetos pessoais para compor um artefato. Daí, unimos nossa expertise a esse fervor do brasileiro pelo futebol e apresentamos a ideia de produzir itens personalizados que enobrecessem o amor de um torcedor pelo seu time do coração. Cada uma das instituições acataram a ideia e partimos para o ataque com a produção destas joias”, conta a joalheira.

Essa coleção não tem sinalização para gênero e nem para idade. É tudo uma questão de familiaridade e reciprocidade com o produto. “A pessoa que se sentir à vontade, pode levar essa joia para si ou até para presentear alguém. Tudo é produzido de forma que seja universal. Desde os brincos até aos berloques. Até as crianças podem usar para apresentarem seu favoritismo pelo clube do coração”, salienta.

Graciele ainda conta que a linha começou com o América, em dezembro de 2022. Seis meses depois, ela apresenta também as peças produzidas para os torcedores do Cruzeiro e Atlético. “Começamos a fabricação pelo América. Desde dezembro do ano passado entramos neste mercado e percebemos o quanto é promissor. Agora, em julho de 2023, fechamos parcerias com Cruzeiro e Atlético e também passamos a produzir as peças destes destas equipes. Entendemos que esta é uma maneira mais sutil, porém requintada, de mostrar sua paixão pelo esporte. Tanto dentro quanto fora dos estádios”.

A Noble Joias é a única empresa autorizada e legalizada para poder fabricar as peças de cada um dos times. Todos os produtos são desenvolvidos a partir de prata 925. Cada produto acompanha o selo holográfico garantindo a autenticação dos clubes detentores da marca. Cada selo é numerado e seriado, tornando-o exclusivo.

O catálogo está disponível no site da marca (https://www.noblejoias.com.br/times ), mas também podem ser encontradas nas lojas oficiais de cada clube. Os preços variam entre R$ 89,90 e R$ 419,99 com possibilidade de parcelamento em até 6x sem juros através do site.

Caso o cliente deseje, a joalheria ainda pode customizar a joia tornando-a ainda mais individual. Há entrega para todo o Brasil. Além de Atlético, América e Cruzeiro, a Noble Joias também desenvolve artigos para clubes paranaenses, como Paraná, Curitiba e Londrina.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Banda Bistrô apresenta segunda etapa do DVD “Bistrô Ao Vivo”

Banda Bistrô (divulgação)


Enraizados na MPB e apaixonados pela culinária e os diversos e saborosos ingredientes encontrados nas prateleiras de Minas Gerais, a Banda Bistrô assumiu o compromisso de apresentar ao Brasil o bom e velho som de um mineiro. Em maio, o grupo se prepara para o lançamento da segunda etapa de seu primeiro DVD, gravado ao vivo em Belo Horizonte.

O quarteto formado por Wallace Laender (voz), Peterson Soares (voz e guitarra), Winil (voz e guitarra) e Leo Brito (voz e bateria), surgiu durante encontros gastronômicos e musicais em Belo Horizonte. Hoje, a paixão pela música e a paixão pela culinária os motiva a ir além com o álbum “Bistrô Ao Vivo”, numa mistura de Música Popular Brasileira, soul music e pop rock.
“Para mim, gravar este DVD ao vivo é celebrar todos esses anos de um trabalho que nasceu despretensioso e foi ganhando forma e corpo com o passar do tempo. Celebramos de certa forma também a vida, a família, os amigos e a música brasileira”, comemora Peterson Soares.
Nesta nova etapa, e line up possui os quatro artistas interpretando ao menos uma música. Cada um deles selecionou uma canção de autoria própria e trazem a transcrição de seu talento através de letra e melodia.
"Foi necessário uma grande entrega de todos e, nesse processo, gastamos praticamente todas as nossas energias, mas vou confessar uma coisa: no momento do show, quando recebemos do público, a energia em dobro, entendi que todo esforço valeu a pena", comemora Leo Brito, baterista que abandona as baquetas e empresta sua voz para o encerramento do trabalho.
Não bastasse a boa audácia de Leo, o DVD ainda conta com participações especiais. O grande destaque é a faixa “Tchunderundê”, um dueto entre o vocalista Wallace Laender e a contara mineira Rayane Boldrine, num encontro que enche os ouvidos dos espectadores com uma sonoridade leve e romântica.
“Foi uma experiência maravilhosa estar com meus irmãos no palco tocando para nossa galera, pessoas que curtem nosso som. E a Rayane completou essa mistura muito bem. Foram músicas que nasceram de experiências vividas, imaginadas, assim como a arte da música pode proporcionar”, comenta Wallace.
Além de tudo isso, também contempla o álbum faixas aclamadas pela crítica e pelos fãs do quarteto. São canções como “Papel marche”, “Você não me ensinou a te esquecer”, “Várias queixas” e “Hora de partir”. Trilhas essas que se aproximam de uma veia mais clássica e reconhecida da música brasileira.
“A gravação do DVD foi assentada nos sentimentos de gratidão e alegria. A sensação de que nossa música tem espaço, tem forma e identidade. Foi tudo lindo, como tinha que ser”, compartilha Winil, o mais jovem entre os rapazes.
Gravado em Belo Horizonte (MG), com direção de Bruno Lellis, o DVD “Bistrô Ao Vivo” aposta em faixas inéditas e autorais, misturadas a regravações que sintetizam as referências musicais do grupo. O projeto tem a missão de apresentar a performance ao vivo e a desenvoltura dos meninos no palco, além do entusiasmo, sintonia e energia mineira de cada um. O trabalho ainda conta com as participações especiais da cantora Rayane Boldrine e da violoncelista Maria Carolina Rodrigues da Costa. O lançamento será feito em três etapas e chega completo para o público ainda no primeiro semestre de 2023.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Casos de Covid em Minas passam de 111 mil em 2023, e reforçam campanha pela vacina contra a doença

freepik


 O painel de monitoramento dos casos de Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais vem mostrando que os meses iniciais de 2023 ainda exigem atenção dos mineiros em relação à doença. Somente no mês de janeiro, foram mais de 70 mil casos confirmados, enquanto no mês de fevereiro os números superaram os 40.700 casos. Até meados de março, já eram mais de 111 mil casos registrados. Mas este não é um problema exclusivo de Minas. A situação se repete em outros estados. Por isso, foram intensificadas as campanhas de vacinação contra o coronavírus em todo o país.

Para Dr. Celso di Lascio, médico da You Saúde, operadora de planos de saúde, este é um momento que exige cautela por parte da população. “As filas quase quilométricas para tomar a vacina nos anos anteriores não existem mais, o que não significa que a doença tenha sido varrida do país. Falta na verdade é conscientização, já que há uma dose excessiva de otimismo e uma crença preocupante em fake news que condenam as vacinas”, alerta.

De fato, o número de casos não é mais o mesmo observado no pico da doença, entre 2020 e 2021. Entretanto, explica Dr. Celso, a presença da Covid-19 ainda não chegou a um nível no Estado que dispense a preocupação da sociedade. “São muitos casos registrados, e arrisco dizer que este número é ainda maior. É certo que há muitos casos em que o indivíduo associa os sintomas a uma gripe, um resfriado ou a uma virose, e não se submete ao exame para identificar a doença. Este é um cenário que traz preocupação para toda a comunidade sanitária”, afirma.

A contraofensiva vem em forma de campanha. Os postos de saúde já deram à aplicação de uma vacina bivalente da Pfizer, que age não apenas contra a cepa original do coronavírus como também contra outras variantes, inclusive a ômicron. “O ideal seria que as pessoas estejam com todas as vacinas em dia. Mas sabemos que esse cenário é utópico. Ao menos duas doses da vacina significaria, em tese, o mínimo de proteção necessária para combater a Covid-19”, pontua o médico.

Ele lembra ainda que os dados de 2022 reforçam o alerta para a vacinação agora. No ano passado foram registrados mais de 1,8 milhão de novos casos em Minas Gerais, onde também ocorreram mais de 7.800 mortes. “Este problema ainda não está superado, e a população precisa se conscientizar disso. Temos tudo para evitar passar pelo pesadelo dos dois primeiros anos de pandemia, mas isso dependerá mais da vontade popular do que de ações políticas. A parte governamental está sendo feita, porque as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde”, sustenta.

Cachoeiras seguras para o banho atraem turistas que visitam região de Tiradentes

Crédito: Walking Tour


Tiradentes é um município que respira pontos turísticos. Dos museus que contam a rica história local, passando pelas tradições gastronômicas e culturais e adentrando nas matas da Serra de São José para explorar o ecoturismo, sobram opções aos visitantes. E entre um passeio e outro, banhar-se em uma das várias cachoeiras da região é um dever quase religioso. As quedas d’água locais são um convite tentador a quem quer se refrescar em meio à natureza.

Aliás, há um verdadeiro roteiro das águas para os turistas. Isso porque a região dispõe não apenas de cachoeiras, mas também de mirantes, lagos e piscinas naturais formadas pelos rios que cortam a geografia local. “Um dos diferenciais é que são roteiros acessíveis a qualquer perfil de turista. Não é preciso ser um superatleta para seguir por alguma trilha. Isso permite aliar facilidade e variedade de roteiros que atendem a todo tipo de gosto”, explica Dalton Cipriani, guia turístico da Uai Trip.

Entre as cachoeiras mais visitadas estão a do Mangue, a de Paulo André e a Bom Despacho. No percurso que as separa, sobram trilhas e paradas que tornam a visitação ainda mais divertida e aconchegante. Na Uai Trip, há passeios que podem durar de uma hora e meia até 8 horas, dependendo do roteiro. Mas, como todo passeio na mata, a recomendação é de que o turista adote a segurança.

“O ecoturismo aqui é para qualquer idade, mas também passamos por unidades de conservação. Por isso, é muito importante que os visitantes conheçam os locais através de agências, que estão credenciadas a levá-los aos locais”, esclarece. Em relação às cachoeiras, frisa o guia, há mais uma vantagem de conhecê-las além da exuberância natural: o risco de ocorrer trombas d’água é mínimo.

Recomendações para os passeios

Everton Moreira, sócio-proprietário da Walking Tour, que também promove passeios pelas cachoeiras locais, ressalta que os roteiros adentram em ambientes típicos da Mata Atlântica e em pontos de maior altitude, que permitem admirar a vista da região. Mas para tornar a aventura mais prazerosa, é importante obedecer a alguns cuidados.

“É muito importante que o turista vá de forma adequada, com trajes confortáveis. Usar roupas leves, boné, botas ou tênis confortáveis pode tornar a experiência mais agradável. E sempre avisar ao guia se ele tiver algum tipo de alergia”, observa. “As visitas precisam ser programadas com antecedência, e ser feitas com as agências, que primam pela segurança do visitante. Fazer uma aventura por conta própria pode acabar tendo um preço muito alto, que é o risco à própria vida”, adverte.

Na Walking Tour, os passeios às cachoeiras têm duração de 2h30 a 4h30, dependendo do percurso. Everton Moreira observa que a agência oferece uma rota exclusiva, que passa pelo vilarejo do Bichinho ou pela Estrada Parque. “São muitas atrações que o turista precisa conhecer. Quem vem a Tiradentes pode colocar na programação uma ida às cachoeiras, porque não vai se arrepender. É um encontro inesquecível com a natureza local, que é privilegiada”, garante.

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Roteiro de Minas completa programação do Festival de Cinema de Diamantina

 

Foto: Walisson Henrique Silva Queiroz

Em parceria com o Festival de Cinema de Diamantina, projeto prepara série de apresentações artísticas na Rua da Quitanda, importante ponto econômico, gastronômico e cultural da histórica cidade localizada no Vale do Jequitinhonha


Uma explosão de arte, cultura e diversidade está prestes a ocupar as ladeiras históricas da famosa Diamantina, importante polo cultural e turístico do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A cidade recebe entre os dias 19 e 22 de abril o Festival de Cinema de Diamantina – uma realização do Festival de História (fHist) – e no encerramento da festividade, o projeto Roteiro de Minas prepara um dia de programação envolvendo música, dança e a culinária. 

No sábado, 22 de abril, entre 16h e 23h, o Roteiro de Minas toma a Rua da Quitanda, no Centro do município, com programação gratuita e vasta. A participação é livre e não carece de inscrição para poder aproveitar a intensa lista de atividades e atrações que estarão disponíveis. 

Em parceria com o Festival de Cinema de Diamantina, uma realização do Festival de História (fHist), o Roteiro de Minas busca a solidificação da cultura local, através dos arquétipos e personagens regionais para a construção de sua narrativa. Ao menos é este o objetivo assinalado por Alfredo Henrique, diretor da Result Gestão, empresa responsável pela produção do projeto.

“Diamantina é uma joia de Minas Gerais. Suas histórias, sua cultura, suas belas paisagens e toda sua diversidade gastronômica, enraizada nas prateleiras mineiras, são motivo para apreciação. E o nosso objetivo é usar de todo esse emaranhado para poder levar um pouco de felicidade aos moradores e visitantes de Diamantina, através de seus próprios artistas e seu próprio povo”, explica. 

Para cumprir esse papel, a equipe de produção prepara uma lista de apresentações que inclui show com a cantora Joyce Santos, e seu repertório de músicas brasileiras de diferentes estilos, além de um show com a JK Jazz Band, apresentando grandes clássicos do jazz. O projeto prepara ainda uma atração surpresa para completar o line up.

Não bastasse, o Roteiro de Minas ainda assume o compromisso de valorizar a gastronomia local. Para esta missão, serão disponibilizadas duas oficinas gastronômicas, nas quais dois chefs de cozinha de restaurantes da cidade ensinarão ao público o modo de preparo de dois pratos típicos da região. Na ocasião, os chefes mostram todo o modo de preparo e atendem as dúvidas dos participantes sobre os pratos escolhidos e também sobre a culinária de Minas Gerais.

“Nossa atenção a gastronomia é enorme porque sabemos da relevância disto para a identidade de Minas Gerais. Quem visita nosso estado é certo que jamais esquece a comida daqui. Queremos passar um pouco dessa relação para as pessoas. Queremos que elas entendam mais deste tesouro”, argumenta Alfredo.

Todas as ações serão gratuitas e acontecem abertamente em praças famosas de cada cidade, com estrutura para atender o público PCD. Antes de Diamantina, o Roteiro de Minas passou pela cidade de Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, e foi um sucesso de público e aceitação pelos participantes. 

O Roteiro de Minas é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e recebe patrocínio da Cemig e Governo de Minas Gerais. Acontece em parceria com Festival de Cinema de Diamantina e o fHist, com apoio da Band Minas, Prefeitura de Diamantina, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio. Tem apoio cultural da Pomar, produção da Result e realização do Roteiro de Minas e Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Programação: 

Roteiro de Minas – Festival de Cinema de Diamantina 

19/04 - Quarta feira 

19:30 - Abertura + sessão do curta realizado na oficina 

20:00 - Sessão do longa metragem: O índio cor de rosa contra a fera invisível - a peleja de Noel Nutels (71 minutos) de Tiago Carvalho

20/04 - Quinta feira

09:00 - Sessão infantil 

10:00 - Sessão do longa Em busca de telas amigáveis (80 minutos)  de Igor Amin seguida de debate e do lançamento do livro Como Educar As Crianças no Mundo das Telas?

13:00 - Sessão de curtas-metragens Existências seguida de debate 

14:00 - Sessão de curtas Pão de queijo seguida de debate

16:00 - Sessão do longa-metragem Alan (92 minutos) de Diego e Daniel lisboa 

18:30 - Sessão do longa-metragem Cambaúba (67 minutos) de Cris Ventura. 

20:30 - Sessão de curtas-metragens Penumbra seguida de debate "

21/04 - Sexta feira 

10:00 - Sessão de curtas-metragens Existências seguida de debate 

11:00 - Sessão de curtas-metragens Luz Misteriosa seguida de debate 

14:00 - Sessão de curtas-metragens Viveres: seguida de debate 

16:00 - Sessão do longa-metragem Fazendinha (99 minutos) de Marina Nobel.

18:00 - Sessão do longa-metragem O dia da posse (70 minutos) de Allan Ribeiro  

20:00 - Sessão do longa-metragem  Cerveja no escuro (85 minutos) de Tiago A. Neves"

22/04 – Sábado

10:00 - Sessão de curtas-metragens Lutas: seguida de debate 

12:00 - Lançamento Livro do fHist Histórias para não esquecer: 200 vidas mineiras

14:00 - Sessão de curtas-metragens Documentos da barbárie, letras de navalha seguida de debate                                          

14:00 - Oficinas Culinarias 

16:00 - Sessão do longa-metragem A filha do palhaço (107 minutos) de Pedro Diógenes   

16:00 – Início do Evento                                                                                                                              

17:00 - Show Joyce Santos (@joyasantos)

18:30 - Cerimônia de encerramento e premiação

19:00 - Show Banda Tutu com Tacacá (@tutucomtacaca) 

21:00 - Show banda JK Jazz Band (@JK Jazz Band)


Serviço: 

Roteiro de Minas 

Local: Rua da Quitanda – Centro de Diamantina

Data: sábado, 22 de abril

Horário: 16h às 23

Entrada franca